Desafios do varejo são apresentados durante evento em Montes Claros

Desafios do varejo são apresentados durante evento em Montes Claros

Montes Claros foi palco de mais uma edição do Reload Sebrae nos dias 2 e 3 deste mês. O evento, que tem se consolidado como um importante espaço de discussão e aprendizado para empreendedores, trouxe palestrantes para falar sobre marketing digital, criatividade, tendências, networking, experiências e empreendedorismo. Um dos painéis nesta edição do Reload foi sobre o empreendedorismo phigital, um conceito que tem ganhado cada vez mais relevância no cenário empresarial. “O termo “phigital” é uma junção de “physical” (físico) e “digital”, e refere-se à integração harmoniosa entre o mundo físico e o digital. Esse conceito é fundamental para os empreendedores que buscam oferecer experiências mais completas e inovadoras aos seus clientes”, explica a empreendedora, mentora e jornalista Ariane Galdino, uma das participantes do painel. De acordo com ela, a ideia de phigital tem suas raízes no desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, com a crescente digitalização dos negócios e a necessidade de integrar essas inovações com as interações físicas tradicionais. Durante sua apresentação, Ariane compartilhou cases de sucesso de suas empresas, Cris Joias e Classic Men’s Club, destacando como tem utilizado ferramentas phigitais para impulsionar seus negócios. “Uma das ferramentas que usamos em nossas empresas é o CRM Bônus, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que integra bônus e recompensas, como o cashback. Por mais que pareça que esse tipo de ferramenta só é possível para grandes varejistas, isso não é verdade. Ele permite uma gestão mais eficaz dos dados dos clientes, personalizando o atendimento e oferecendo benefícios que incentivam a fidelização”, explica ela, que também é consultora do Sebrae Minas e embaixadora do Sebrae Delas.

Outra experiência importante trazida pela empresária foi a importância de já ter um e-commerce bem estabelecido quando teve início a pandemia de covid. “Ainda parece novidade porque o mercado, muitas vezes, tem dificuldade de se adaptar. No entanto, a discussão sobre o empreendedorismo digital não é recente. Durante a pandemia, quando os estabelecimentos que não eram do setor de necessidades básicas não puderam abrir as portas, já estar bem colocada no mercado com um site pronto e uma equipe de vendas on-line foi o que permitiu que nossas empresas continuassem no mercado”, conta.

Ariane ressalta a importância de eventos que, como o Reload, promovem o conhecimento e a troca de experiências entre empreendedores. “Participar de momentos que trazem práticas para alavancar negócios e criar uma experiência mais rica para os clientes é indispensável para quem empreende. Nós somos o varejo 4.0, mas o nosso cliente já é 5.0. Quem não se atualiza, perde mercado e tem que fechar as portas. É preciso se antecipar, e uma das principais formas de fazer isso é estar atento às tendências”, avalia.

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