Polícias Civil e Militar deflagram operação Dualitas em Januária

Polícias Civil e Militar deflagram operação Dualitas em Januária

As polícias Civil de Minas Gerais (PCMG) e Militar (PMMG) deflagraram, nessa terça-feira (8/4), em Januária, no Norte do estado, a operação Dualitas, com o objetivo de cumprir 28 medidas cautelares — sendo 27 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. As ordens judiciais foram expedidas no âmbito de uma investigação que apura um homicídio qualificado ocorrido em março deste ano no município.

Investigações

Conforme apurado, o crime, registrado em 20 de março de 2025, na região central da cidade, está ligado à disputa entre duas organizações criminosas rivais que disputam o controle do tráfico de drogas no município. Conforme a PCMG apurou, o conflito entre os grupos já resultou em diversos crimes violentos nos últimos anos.

Durante o cumprimento dos mandados, seis pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas. Um adolescente também foi apreendido. A operação resultou ainda na apreensão de 237 pedras de crack, 108 buchas de maconha, uma barra e duas porções da mesma substância; sete pinos, um papelote e uma porção de cocaína. Foram recolhidas ainda duas balanças de precisão, um celular e quantia em dinheiro.

As investigações, a cargo da equipe especializada em investigação de homicídios em Januária, prosseguem. Os trabalhos contam com o apoio da Seção de Inteligência do 30º Batalhão da Polícia Militar.

Operação Dualitas

O nome da operação, Dualitas, tem origem no latim e significa dualidade, em referência à rivalidade entre os dois grupos criminosos investigados. O termo também simboliza a união das forças de segurança — PCMG e PMMG — no enfrentamento ao crime organizado na região.

A ação contou com o empenho de 84 policiais, 28 viaturas, drones do Esquadrão de Aeronaves Remotamente Controladas e duas unidades com cães farejadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *