SAMU recebe novas ambulâncias para expansão do serviço de urgência e emergência no Norte de Minas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) recebeu, na manhã deste sábado (17), nove ambulâncias para a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Norte de Minas. A entrega foi feita na sede do Cisrun, em Montes Claros, ao presidente do Consórcio e prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Magalhães, pelo deputado federal Paulo Guedes, com a presença do senador Carlos Viana.
O Cisrun é responsável por prestar atendimento em 86 municípios do Norte de Minas e atualmente conta com 46 bases descentralizadas espalhadas pela região. Com a chegada das novas ambulâncias, a expectativa é de que mais oito cidades recebam uma base do SAMU Macro Norte, além de Montes Claros que terá mais uma unidade.
“Há uma determinação do Ministério da Saúde, do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha, que o SAMU possa chegar em todas as cidades. Já são mais de 25 ambulâncias entregues nos últimos meses e até o final do ano 100% da frota será renovada”, disse o deputado federal Paulo Guedes. Por sua vez, o senador Carlos Viana parabenizou a equipe do SAMU pelo trabalho prestado à população e se declarou um admirador do serviço.
A previsão é de que, nos próximos meses, os municípios de Joaquim Felício, Fruta de Leite, Urucuai, Icaraí de Minas, São João das Missões, Buritizeiro, Botumirim, Santa Fé de Minas e Montes Claros sejam contempladas cada uma com uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista.
A diretora executiva do Cisrun/SAMU, Zildete Souza, destacou a alegria que é estar recebendo as novas ambulâncias e proporcionar que o atendimento pré-hospitalar chegue a um número maior de pessoas. “Essas ambulâncias irão para alguns dos municípios que mais precisam do serviço de urgência e emergência, garantindo que mais pessoas recebam atendimento rápido e eficiente”, disse o presidente do Cisrun/SAMU, Gonçalo Magalhães, que aproveitou a oportunidade para agradecer Paulo Guedes e Carlos Viana pelo apoio.