HDG realiza 1º Observatório de Saúde e Segurança Ocupacional no Abril Verde

HDG realiza 1º Observatório de Saúde e Segurança Ocupacional no Abril Verde

Fortalecendo a importância da saúde mental e a prevenção de acidentes e doenças no ambiente hospitalar

Em comemoração ao movimento Abril Verde, que visa intensificar as ações de prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Dilson Godinho (HDG) promoveu, nos dias 09 e 10 de abril, o 1º Observatório de Saúde e Segurança Ocupacional. A ação reuniu cerca de 250 colaboradores e marcou um importante passo para o fortalecimento da cultura de prevenção e do cuidado com a saúde física e mental dos profissionais de saúde. Sob a coordenação do engenheiro ambiental Samuel de Carvalho Barbosa, o evento destacou o tema “A Importância da Saúde Mental na Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais”, refletindo sobre os desafios psicossociais do ambiente hospitalar, que vão desde os riscos físicos e biológicos à sobrecarga emocional, longas jornadas e alta responsabilidade diante da dor e da vida humana. Para o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, a realização do Observatório representa o compromisso institucional com a valorização dos profissionais da saúde:
“O cuidado com quem cuida precisa ser prioridade todos os dias. Promover segurança e saúde ocupacional no ambiente hospitalar é mais do que seguir normas: é respeitar vidas, fortalecer vínculos e garantir um ambiente de trabalho mais digno, humano e sustentável”, afirmou. Durante o encontro, um dos destaques foi a palestra do psicólogo Natan Souza, intitulada “A Psicologia Ocupacional e Seu Papel na Saúde Mental do Trabalhador”. Com sensibilidade e profundidade técnica, o profissional chamou a atenção para a necessidade de práticas permanentes de apoio emocional no cotidiano institucional. “Cuidar da saúde mental é um ato estratégico, preventivo e humano. A escuta ativa, a criação de canais de acolhimento psicológico e a capacitação de lideranças são ferramentas que impactam diretamente a qualidade do ambiente de trabalho e a saúde integral do trabalhador”, destacou Natan Souza.
Além da palestra, o evento também apresentou um panorama estatístico alarmante sobre acidentes e doenças ocupacionais no Brasil e em Minas Gerais. Os dados demonstram que o setor de saúde está entre os que mais registram acidentes de trabalho, com destaque para os transtornos mentais — como ansiedade, depressão e síndrome de burnout — entre os principais agravos. Também foram apontados os acidentes mais comuns no ambiente hospitalar, como lesões por esforço repetitivo, quedas e perfurocortantes. Outro momento importante foi a apresentação dos indicadores internos do Hospital Dilson Godinho, que mostram o comprometimento da instituição com o monitoramento sistemático da saúde e segurança de seus trabalhadores. Com base nesses dados, o SESMT tem promovido ações corretivas e educativas com foco em prevenção e cuidado integral. A ação também reforça o papel estratégico do SESMT dentro da instituição. Muito além das obrigações legais, o setor atua como agente de transformação, promovendo uma cultura organizacional baseada em prevenção, acolhimento e valorização do trabalhador. “O Abril Verde no ambiente hospitalar reafirma a importância de enxergar a saúde e segurança ocupacional não apenas como um dever legal, mas como um compromisso ético com aqueles que dedicam suas vidas a cuidar da saúde da população. Iniciativas como esta fortalecem o cuidado com quem cuida, tornando o ambiente hospitalar um espaço mais seguro, saudável e humanizado para todos”, finalizou Samuel de Carvalho Barbosa, coordenador do SESMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *