Lixões, licenciamento ambiental e controle populacional de cães e gatos é pauta de reunião entre diretoria do Codanorte e secretária estadual de meio ambiente

Lixões, licenciamento ambiental e controle populacional de cães e gatos é pauta de reunião entre diretoria do Codanorte e secretária estadual de meio ambiente

O presidente do Codanorte, Miguel Felipe, junto com o secretário executivo, Enilson Francisco, e os coordenadores João Ribeiro e Eduardo Rabelo, participaram de uma reunião com a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo. Na pauta, foram discutidos assuntos como a atuação do Codanorte na região Norte, Central e Vale do Jequitinhonha, onde já foram encerrado mais de 40 lixões com o apoio do governo estadual e federal; sobre o licenciamento ambiental, que em Minas Gerais, tem passado por mudanças recentes, incluindo a simplificação de processos e a dispensa para certas atividades, como agricultura em pequenas propriedades. Além disso, o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) tem sido aprimorado para agilizar o processo.

Outra pauta importante discutida foi sobre as ações de castração e controle populacional de animais. Somente no ano passado, através de parcerias com o estado, e recursos parlamentares, foram realizadas castrações gratuitas em 11 municípios da região. Com isso, 2.197 animais foram castrados, sendo 1.716 cães e 481 gatos.

E para dar continuidade a essa parceria, o Codanorte e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD) vão realizar no dia 30 de julho o 1º SEMINÁRIO MANEJO ÉTICO, CASTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS, que tem o objetivo de estudar e apresentar estratégias eficazes de controle populacional de cães e gatos, promovendo o bem-estar animal e políticas públicas sustentáveis para que as metas sejam alcançadas.

“Essa parceria do Codanorte é importante porque unimos forças para o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios, seja através de conhecimento, troca de experiências, e também na conquista de recursos. Hoje, nossa equipe tem se aprimorado cada vez mais para atuar nos mais variados desafios da área ambiental como o encerramento de lixões, gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, enfim. Só para se ter uma ideia, atualmente, mais de 40 municípios fazem o licenciamento via consórcio, o que garante, entre outras vantagens, a celeridade nesse processo. Agora, também avançamos nessa questão de saúde e bem-estar animal. Pois, esse controle populacional desses animais garante, sobretudo, a saúde da nossa população”, disse o presidente do Codanorte, Miguel Felipe Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *